sábado, 1 de agosto de 2015

As 10 pessoas mais ricas de todos os tempos

A revista americana Time comparou as riquezas de personalidades que viveram em diferentes períodos da história e o resultado foi uma lista com as dez pessoas mais ricas de todos os tempos.

No cálculo foi tomado como base a riqueza da personalidade e realizado uma comparação com a produção da economia no geral da época.

Confira a lista:

1 - Mansa Musa

Décimo "mansa", o "imperador" ou "rei dos reis" do Império Mali. Viveu de 1280 a 1337 e é considerado o rei de Timbuktu devido à sua influência no comércio e na cultura da cidade.

2 - Augusto César

Augusto, nascido em 63 a.C, foi o primeiro líder do Império Romano, governando de 27 a.C até 14 d.C. Durante seu reinado o império era responsável por 25% a 30% da economia mundial da época. Sua riqueza é estimada em 4,6 trilhões de dólares.

3 - Imperador Shenzong

Shenzong foi o sexto da Dinastia Song da China, comandando o império na sua fase mais poderosa. Reinou entre 1067 e 1085, época na qual o império era responsável por 25% a 30% do PIB mundial.

4 - Akbar I

Também conhecido como Akbar, o Grande, foi o terceiro imperador mogol da Índia, reinando de 1556 a 1605. Considerado o maior dos mogóis na Índia, Akbar controlava um quarto da produção econômica mundial, segundo historiadores.

5 - Josef Stalin

Líder do Partido Comunista da União Soviética, era um ditador com controle absoluto de uma das maiores economias mundiais da época, responsável por 9,6% do PIB mundial (o equivalente a 7,5 trilhões de dólares atualmente).

6 - Andrew Carnegie

O empresário escocês fundador da Universidade Carnegie Mellon viveu de 1835 a 1919. Em 1901, ele vendeu sua companhia de aço ao banqueiro J.P. Morgan por 480 milhões de dólares, tornando-se desta maneira o homem mais rico do mundo naquele tempo, somando uma fortuna que representava 2,1% do PIB dos EUA na época, o equivalente a 372 bilhões de dólares em 2014.

7 - John Davison Rockefeller

Rockefeller foi o responsável por revolucionar a indústria do petróleo. Em 1870, fundou a Standard Oil, controlando 90% da produção de petróleo nos Estados Unidos na época. Em 1937, ano de sua morte, sua fortuna foi avaliada em 1,5 bilhão de dólares, o equivalente a 2% do PIB do país naquele tempo e a 341 bilhões de dólares em 2014.

8 - Alano, o Vermelho

Também chamado de Alanus Rufus, foi o companheiro de Guilherme I da Inglaterra durante a conquista daquele país. Sua riqueza foi estimada em 11 mil libras no momento da sua morte, o equivalente a 7% do PIB da Inglaterra na época. Em relação a 2014, essa quantia é estipulada em 194 bilhões de dólares.

9 - Bill Gates

O co-fundador da Microsoft é considerado atualmente pela Forbes a pessoa mais rica do mundo, com uma fortuna avaliada em 78,9 bilhões de dólares.

10 - Gengis Khan

O imperador mongol conquistou mais de 20 milhões de km², o império mais largo da história, porém, apesar de sua influência, Khan não acumulou diretamente sua riqueza, possuindo apenas uns lotes de terra.


Fonte: Revista Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário